Quem vê uma criança balançando feliz em um parquinho talvez não imagine que esse simples movimento carrega um impacto profundo no desenvolvimento infantil. Mais do que diversão, o ato de balançar estimula áreas fundamentais do cérebro e do corpo da criança promovendo ganhos motores, sensoriais, emocionais e até cognitivos.
Vamos te mostrar como o movimento de vai e vem do balanço pode ser um verdadeiro aliado na infância, segundo pesquisas.
1. Estímulo ao sistema vestibular
O sistema vestibular segundo a IBRAFIVE é o responsável por regular o equilíbrio e a percepção espacial. Quando a criança balança, esse sistema é ativado de forma intensa e positiva, ajudando no desenvolvimento do controle corporal e da orientação no espaço. Isso é essencial para atividades como caminhar, correr, pular e até sentar-se corretamente.
2. Coordenação motora em ação
Balançar exige coordenação entre braços, pernas e tronco. A criança precisa ajustar a força e o ritmo dos movimentos para ganhar impulso, o que trabalha o equilíbrio dinâmico, o tônus muscular e a consciência corporal. E tudo isso parece uma simples brincadeira!
3. Integração sensorial
O movimento do balanço contribui para o desenvolvimento da integração sensorial a capacidade de processar e organizar estímulos do ambiente, como sons, movimentos e toques. Crianças que enfrentam dificuldades com a regulação sensorial, como as que têm Transtorno do Processamento Sensorial ou estão dentro do espectro autista, costumam se beneficiar bastante do uso regular de balanços segundo a NEUROCONECTA.
4. Acalma, organiza e dá segurança emocional
Você já reparou como o movimento de balançar acalma? É um padrão rítmico que remete à experiência intrauterina, onde o bebê sentia o balanço constante da mãe. Por isso, o ato de balançar pode proporcionar sensação de segurança, diminuir o estresse e ajudar no controle da ansiedade. Alguns profissionais inclusive utilizam esse movimento em terapias para ajudar crianças a se organizarem emocionalmente.
5. Desenvolvimento da noção de causa e efeito
Ao perceber que um movimento mais forte gera mais impulso, e que ao parar de mexer o corpo o balanço desacelera, a criança começa a desenvolver noções básicas de causa e efeito. Isso estimula o raciocínio lógico e a percepção das consequências de suas ações.
6. Favorece a socialização
O balanço é um brinquedo que convida à interação. As crianças se revezam, empurram umas às outras, trocam ideias sobre como ir mais alto ou mais rápido. Tudo isso promove habilidades sociais como empatia, respeito ao tempo do outro e cooperação.
Brincar é desenvolver!
Muitas vezes, subestimamos o poder das brincadeiras simples. O balanço é um ótimo exemplo disso: um brinquedo clássico que, além de divertido, tem papel essencial no desenvolvimento infantil. Por isso, vale a pena garantir esse recurso em casa, em escolas, creches ou espaços de convivência.
Na dúvida, lembre-se: o movimento é vida e balançar é uma das formas mais completas de estimular o corpo e o cérebro das crianças de forma natural e prazerosa. E aqui na Freso temos opções de balanços que se adaptam em qualquer ambiente. Seguros, resistentes e super divertidos!
Gostou desse tipo de conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.
💙 Acompanhe a Freso nas redes sociais: Instagram, Facebook e TikTok.
💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas.
🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de brinquedos e playgrounds