Apesar de realizarem os movimentos da natação, nem todos os cachorros sabem nadar. Em outras palavras, quando vemos que a maioria dos cachorros tem um ótimo reflexo de bater as patinhas na água, tendemos a acreditar que sim, mas apesar disso, é seguro dizer que nem todos eles sabem nadar. 

Assim como os humanos, alguns cachorros têm mais dificuldade que outros para a natação, exigindo mais tempo e dedicação para que aprendam a nadar com confiança e segurança. Enquanto outros podem nunca nadar ou então serem excelentes nadadores. E isso está relacionado a estrutura dos seus corpos. Confira abaixo: 

Cachorros nadadores 

Cães com a patas mais compridas, bem como corpo e pescoço mais alongados tem facilidade para nadar. Essa estrutura corporal permite que eles boiem na água e tenham mais segurança e talento para a natação. 

O Labrador, por exemplo, atende a essa estrutura e é uma das raças que mais gostam de nadar, bem como os cães das raças Golden Retriever e Setter Irlandês. 

Cachorros que exigem mais cuidados ao nadar 

Raças de cachorro braquicefálicas (cachorros de focinho achatado e crânio grande), não são os melhores nadadores. Porém, isso não significa que eles não possam nadar. 

Essas raças de cachorros possuem o pescoço e patas curtas e a cabeça e corpo compactos e pesados, o que torna perigoso nadar sem supervisão ou acessórios para boiar.  

Também existe um agravante para essas raças: a dificuldade em respirar. Essa dificuldade tem graus diferentes para cada cachorro. Aqueles que roncam mais e possuem respiração estridente são os menos propensos a praticar não só a natação, mas também outros tipos de atividades.  

Cães da raça Pug, por exemplo, não podem ficar em piscinas sem supervisão e acessórios específicos como colete próprio para boia. Igualmente cães das raças Boxer, Bull Terrier, Bulldog, Dachshund (Salsicha), Basset e outras raças com estruturas físicas similares. 

Para essas raças indicamos a Piscina Barquinho Pet Freso, que é segura pois limita a 20cm de altura de água.  

Dicas de como ensinar o cachorro a nadar 

  • Se você quer ensinar o seu cãozinho a nadar, o mais indicado é praticar em uma piscina, pois não tem correnteza, nem ondas. Procure o local mais raso, de preferência uma rampa.  
  • Se for possível, ter outros cães nadando encoraja o cachorro a entrar na água. Se você puder entrar junto na água também, será perfeito! O cachorro ficará mais seguro com sua presença.   
  • Para estimular o seu cachorro, leve petiscos ou brinquedos e brinque com ele até que ele se sinta confortável para entrar na água sozinho. Encoraje-o e mostre que você está lá para protegê-lo.  
  • Nunca force seu cão a entrar na água contra vontade. Isso só vai deixá-lo com medo e dificultar as próximas tentativas. 
  • Quando perceber que o seu cão está cansado, ajude-o a sair da água para descansar. A natação é um exercício bastante cansativo.  

A transição de ambiente aquático como da piscina que é mais tranquila para o mar, por exemplo, nem sempre será fácil e por isso deve acontecer de forma leve, para que o animal se sinta seguro. Locais que possuem correntezas, ondas, e pedras, por exemplo, além de dificultar o nado, podem deixar o animal com medo. Por isso, é algo que deve acontecer com calma.  

Cuidados pós-natação 

A água da piscina pode conter produtos de limpeza e desinfecção, e principalmente o cloro que agride a pele e as mucosas dos cães. Por isso, logo depois da natação, molhe-o bastante para eliminar esses resíduos químicos. Além disso, após o enxágue, se o dia não estiver muito quente, seque-o bem para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Isso também vale para os ouvidos, evitando que ele tenha otite. 

Acessórios para ajudar o cão a boiar 

Mesmo que o seu cãozinho tem dificuldade em boiar, isso não significa que ele não possa nadar. Atualmente existem boias e coletes para cachorros. Esses acessórios ajudam os cachorros a se sentirem mais seguros, ajudando-os a boiar e manter a cabeça fora da água. Assim, mesmo que as condições não sejam favoráveis, um Pug pode sim nadar, só precisa de uma ajudinha. 

Por fim, é fundamental passar protetor solar no cãozinho, pois a exposição solar também pode ser prejudicial para os pets. Utilize protetor solar Pet. 

Gostou dessas dicas? 

💙 Acompanhe a Freso nas redes sociais: Instagram, Facebook e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para o desenvolvimento infantil. 

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de brinquedos e playgrounds.