Você já reparou que brincar não é algo que se ensina? Ou seja: brincar é algo natural da criança. Ainda quando bebês, as brincadeiras são intuitivas, e vão evoluindo conforme a criança vai crescendo e se desenvolvendo cognitivo e intelectualmente.  

Em outras palavras, é na linguagem da brincadeira que a criança aprende e conquista as habilidades essenciais para se desenvolver de maneira plena e adequada. Descubra alguns benefícios das brincadeiras para o crescimento saudável das crianças: 

Estimule as descobertas 

À primeira vista, as brincadeiras parecem não ter grande valia na educação das crianças, mas isso não é verdade. Essa é a ferramenta que a criança tem para conhecer e interagir com o mundo a sua volta. Ela, por exemplo, aprende a ter maior noção de espaço, dos sentidos e ainda melhora o vocabulário.  

É barato e acessível 

Ao contrário do que muitos pais pensam, a criança não precisa de brinquedos caros para brincar. Ela precisa ser criança! Precisa de estímulos para desenvolver a criatividade e a imaginação. Tudo se transforma nas mãos e nas histórias das crianças, além de que elas ampliam as habilidades argumentativas e cognitivas. 

Mais saúde física e mental 

Atividades como correr, pular e jogar bola melhoram o raciocínio e reduzem a obesidade. Brincadeiras em meio à natureza incentivam a capacidade de concentração e também contribuem para a qualidade de vida e saúde mental. 

Por fim, brincar ensina a criança a respeitar regras e diferenças, além de estimular as relações socioafetivas. À medida que as brincadeiras evoluem para jogos, a criança passa, por exemplo, a ter que lidar com emoções mais complexas, como frustração e ansiedade. 

Gostou dessas dicas? Então brinque com as crianças e mergulhe com elas nesse mundo de descobertas.  

💙 Acompanhe a Freso nas redes sociais: Instagram, Facebook e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para o desenvolvimento infantil. 

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de brinquedos e playgrounds.