Nesse mundo cheio de tecnologias, frequentemente vemos pais reclamando que seus filhos passam muito tempo usando seus celulares, tablets e videogames, e que as crianças não brincam mais como antigamente.

Antes de mais nada é importante se atentar ao que a maioria dos pais não percebem, a situação inversa, onde eles passam muito tempo no celular e acabam deixando seus filhos de lado. Em outras palavras, enquanto a criança tenta conversar com seus pais para contar como foi o seu dia na escola, por exemplo, seus pais estão olhando para o celular e ignorando completamente o que ela está dizendo.  

Frequentemente relacionamos os problemas causados pelo uso excessivo do celular apenas ao usuário, mas esse vício em redes sociais por parte dos pais afetam diretamente o comportamento e a saúde mental dos seus filhos.  

Filhos de pais que utilizam constantemente a tecnologia digital são mais propensos a apresentar problemas de comportamento, provavelmente motivados pelo sentimento de rejeição. Pesquisadores acreditam que as interrupções nos momentos de interações com as crianças como brincadeiras e refeições, causam o sentimento de frustração e irritabilidade, fazendo com que as crianças busquem outras formas de chamar a atenção, assim surgem as birras, choros “sem motivo” e até agressividade.

A longo prazo essas situações podem causar hiperatividade, ansiedade, depressão e diminuir a autoestima das crianças por não serem importantes o suficiente para receber a atenção que gostariam. Além disso, as crianças aprendem por meio da observação e interação, por isso, momentos de qualidade com os pais são importantes tanto para a saúde mental quanto para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.  

De fato, pais viciados em celular não estão cientes da “dor” que causam aos filhos, por isso é importante sempre fazer uma auto avaliação e repensar atitudes que podem ser melhoradas.  

Separamos algumas dicas para ajudar os pais a trocarem os seus celulares por momentos de qualidade com seus filhos: 

  • Defina regras e limites de tempo para o uso de aparelhos móveis em casa, isso vale para os adultos e para as crianças.  
  • Separe um período do seu dia para dar atenção exclusiva aos pequenos, sem interrupções desnecessárias, então, coloque seu celular no silencioso. Isso contribui com o fortalecimento do vínculo e desenvolvimento da criança. 
  • Tenha consciência sobre o estímulo diário necessário às crianças, assim como sobre tempo de qualidade da família.
  • Defina um horário para o trabalho. Não há necessidade de responder um e-mail quando estiver com seus filhos, isso pode esperar. 
  • Por fim, não use o telefone celular durante as refeições ou durante o tempo em família, ao invés disso opte por brincar em um Playground Freso, que garante ótimos momentos com a família. 

Gostou dessas dicas? Conte pra gente. 

💙 Acompanhe a Freso nas redes sociais: Instagram, Facebook e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para o desenvolvimento infantil. 

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de brinquedos e playgrounds.