Ensinar as crianças sobre finanças ainda na infância é muito importante para que elas se tornem adultos com mais noção sobre gestão de seus salários e contas. Do mesmo modo, esse estímulo permite maior autonomia para os pequenos.  

Nesse sentido, preparamos algumas dicas de como ensinar finanças as crianças. 

Dê mesada 

Esse é o desafio prático que mais ensina as crianças a gerenciarem seu dinheiro até o próximo recebimento. A intenção dessa ação é fazer com que desenvolvam a responsabilidade de saber o quanto podem gastar, o quanto devem guardar e assim elas acabam entendendo e aprendendo o valor das coisas. 

Seja exemplo 

As crianças reproduzem o comportamento dos adultos a sua volta, portanto, se os pais possuem uma vida financeira saudável, as chances de que seus filhos compreendam a sistemática e também saibam instintivamente como gerir seu dinheiro é grande. 

Aposte no bom e velho cofrinho 

É importante que as crianças saibam as diversas maneiras de se guardar dinheiro. Normalmente o primeiro contato com a “poupança” é o cofrinho, e com ele a criança aprende a juntar dinheiro para realizar um sonho ou objetivo futuro. 

Planejamento financeiro deve ser feito em família 

Inserir a criança no planejamento financeiro doméstico faz com que elas aprendam desde a importância da negociação. É importante explicar que economizar em algumas contas da casa ajuda a manter o orçamento equilibrado e ainda possibilita aquela viagem em família nas férias.

Seguindo essas dicas já vai ser possível ajudar as crianças a compreender o valor do dinheiro e dos produtos. 

💙 Acompanhe a Freso nas redes sociais: Instagram, Facebook e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para o desenvolvimento infantil. 

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de brinquedos e playgrounds.