Antes de tudo é preciso saber o motivo que leva seu filho a não querer dormir no quarto dele. Os motivos são vários, como por exemplo:  

  • Costume de dormir com os pais, afinal muitas vezes o casal divide a cama com a criança recém-chegada;  
  • Sentir falta dos pais a noite, da mãe principalmente: por volta dos 9 meses é comum a criança sofrer de ansiedade de separação dos pais, afinal de contas, é nessa fase que o bebê começa a perceber que é um ser independente; 
  • Ter medo de ficar sozinha no próprio quarto, por causa do escuro ou de monstros. 

Por isso, a primeira coisa a fazer é identificar a raiz do problema, depois disso, siga as dicas de como acostumá-los a dormirem sozinhos e mãos à obra. 

Seja firme 

Independentemente da causa, se você decidiu que é hora de ele passar a dormir no próprio quarto é preciso ser firme e consistente. Ao passo que ele entender que você não voltará atrás, apesar das birras, o processo fica mais tranquilo e fácil. 

Tenha paciência 

A criança vai passar por uma fase de readaptação, e eventualmente, você passará a ouvir mais choros e reclamações. Por isso, a paciência será primordial para que os laços entre vocês sejam fortalecidos e a confiança estabelecida. Por vezes, isso pode demorar muitos dias. 

Mantenha o quarto iluminado com luz indireta 

Muitas crianças têm medo do escuro, por isso, deixar algum foco de iluminação no quarto ou até mesmo uma luz do cômodo ao lado acesa pode ajudar a criança a se sentir mais segura.  

Torne o quarto da criança mais atraente 

Da mesma forma que manter o quarto iluminado, manter o quarto interessante para seu filho vai ajudá-lo a sentir mais dono do espaço e mais feliz ali. É importante deixá-lo escolher alguns objetos para decorar o quarto e incluir mobiliários acessíveis, para que tenham mais autonomia. 

A Freso possui diversas opções de móveis para decorar e organizar o quarto do seu filho, auxiliando na organização e também decorando seu espaço, como os baús organizadores e banquinhos. 

Acima de tudo, é preciso transmitir ao seu filho confiança, amor e muito carinho. Assim, ele se sente seguro e confiante para passar por esse processo de amadurecimento. 

Gostou dessas dicas? Conte para a gente.   

💙 Acompanhe a Freso nas redes sociais: Instagram, Facebook e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para o desenvolvimento infantil. 

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de brinquedos e playgrounds.