O medo é um instinto natural e tem o papel de nos proteger de possíveis ameaças a nossa sobrevivência, portanto, sentir medo é natural em todas as fases da vida. E a descoberta dessa emoção acontece logo na infância e pode causar algumas dificuldades com as crianças.  

Antes de mais nada, é importante entender que nós adultos, não podemos ignorar nem menosprezar esse sentimento da criança. Bruxa, bicho papão, lobo mau e velho do saco são alguns exemplos de “coisas” que afetam as crianças. E sim, nós adultos sabemos que eles não existem e podemos até falar isso para os pequenos, mas para eles, o sentimento continua sendo muito real. 

Até os 7 anos de idade a criança está submersa no mundo da imaginação, e por muitas vezes elas não conseguem separar a realidade da fantasia, e ainda há a chance de estarmos alimentando esse medo por meio de “ameaças educativas”. Em outras palavras dizer que o “véio” do saco vai levar embora criança que não obedece ou então que o bicho papão pega as crianças que não escova os dentes por exemplo, não ajudam a criança a enfrentar o sentimento e ainda prejudicam o desenvolvimento delas. 

O papel dos pais e educadores é acolher esse medo e ajudar a criança a encontrar alternativas para lidar com isso, sem invalidar ou menosprezar o que a criança está sentindo. Dessa forma, acolher, respeitar e demostrar empatia ao deixá-la saber que você também sente medo de algo, geram mais resultados que repetir que aquilo não existe. 

Gostou desse conteúdo? 

💙 Acompanhe a Freso nas redes sociais: Instagram, Facebook e TikTok

💡 Fique por dentro de todas as novidades e dicas para o desenvolvimento infantil. 

🛒 Acesse nossa loja online e confira a linha completa de brinquedos e playgrounds.